Abstract:
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Este trabalho traz uma abordagem focada no estudo sobre o comportamento do consumidor, mais precisamente relacionado às marcas próprias de supermercados. A pesquisa assume caráter predominantemente quantitativo, mas também de característica qualitativa, quanto aos fins, e bibliográfica quanto aos meios. O estudo deu-se por meio de análise da bibliografia coletada e dos resultados obtidos com a realização de entrevistas com consumidores de marca própria do centro de Florianópolis, Santa Catarina. O instrumento da coleta de dados foi, portanto, estruturado não-disfarçado, por se tratar de questionário aplicado através de entrevista pessoal entre os entrevistadores e os pesquisados. Os resultados apontam que há uma tendência de fidelização por parte dos consumidores dos supermercados devido, principalmente, à marca própria. Viu-se também alguns produtos mais consumidos pelos respondentes, sendo, em primeiro lugar, os produtos de limpeza. Determinou-se um perfil sócio-econômico dos consumidores de marca própria. Foi possível verificar também as variáveis que os consumidores levam em consideração ao consumir seus produtos de marca própria, sendo a mais relevante o preço baixo oferecido. |