Abstract:
|
Este trabalho foi realizado no laboratório multinacional da indústria farmacêutica Galderma, filial Brasil. E seu objetivo principal é pesquisar como está sendo realizado o processo de comunicação dos setores de marketing e treinamento, para com os seus representantes propagandistas de todo o país. A partir dai, examinar toda a sua sistemática e com base nas referências documentais, verificar o que pode ser melhorado ou criado utilizando as ferramentas já existentes. Desenvolveu-se uma pesquisa de cunho descritivo, bibliográfico e quantitativo de forma aplicada na direção de esclarecer o problema proposto. Da mesma forma, a pesquisa documental e a observação pessoal também se configuram no desenvolvimento desde trabalho. Os resultados da pesquisa apontaram que a forma com que a comunicação esta sendo realizada, principalmente a que utiliza um portal na internet ("portaldoinfinito.com.br "), possibilitando com isso uma troca intensa e rotineira de informações entre o treinamento, o marketing e os representantes. Com os resultados do censo interno realizado com os propagandistas foi possível constatar quais as práticas na área da comunicação são mais prestigiadas e qual a freqüência com que elas podem ser aplicadas no cotidiano de trabalho. Além de constatar, que um sistema de premiação destaca-se como estimulador da troca de informações entre os representantes e os departamentos de marketing e treinamento, possibilitando um aperfeiçoamento profissional constante de toda força de vendas. |