Abstract:
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O presente trabalho tem como escopo identificar quais os objetivos das empresas com mais de 50 colaboradores, sediadas no Estado de Santa Catarina ao realizarem investimentos sociais. A pesquisa caracteriza-se como um estudo teórico empírico, quantitativo, de caráter exploratório, realizado através de um estudo de campo com a aplicação de questionários estruturados através de amostras aleatórias de empresas associadas á Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis e à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, objetivando identificar em que áreas e os programas em que estas organizações efetuam seus investimentos sociais, a freqüência destes, bem como verificar a existência de políticas internas para gestão dos investimentos sociais, os resultados percebidos após a organização ter investido e as normas e certificados relacionados à responsabilidade social que as empresas possuem. Os resultados obtidos através da pesquisa demonstram que o principal objetivo das empresas ao realizar investimentos sociais é a melhoria da imagem institucional da organização e de forma indireta auxiliar a comunidade, as entidades e proporcionar a satisfação de seus colaboradores. A gestão da responsabilidade social é de caráter amador, inexistindo políticas internas claras para administração dos investimentos sociais, bem como de profissionais especializados para tratar do tema. O empresariado catarinense demonstrou-se muito pouco consciente acerca da seriedade e da importância que os investimentos sociais têm para as empresas e para a sociedade. |