Do olhar ingênuo ao fascinante olhar de encantamento: letramento literário na educação infantil.

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Do olhar ingênuo ao fascinante olhar de encantamento: letramento literário na educação infantil.

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Título: Do olhar ingênuo ao fascinante olhar de encantamento: letramento literário na educação infantil.
Autor: Machado, Rosiane Pinto
Resumo: Esta pesquisa que tem como foco a leitura literária no espaço da Educação Infantil. O objetivo foi o de investigar a forma como a literatura adentra nas salas de aulas, a relação das professoras da Educação Infantil com a literatura constituindo-se assim o tema central da pesquisa o Letramento Literário na Educação Infantil. Algumas questões norteadoras constituíram esta pesquisa como: por que falar de Letramento Literário desde Educação Infantil com crianças pequenas que ainda não se apropriaram do sistema alfabético? Qual a importância da literatura infantil para crianças de 4 e 5 anos? Que atividades e ou estratégias da prática pedagógica podem contribuir para propiciar o Letramento Literário das crianças na idade pré-escolar? Por que alfabetização e o letramento ainda se confundem no espaço da Educação Infantil? Por que os trabalhos com textos fragmentados, sem sentido para as crianças e o reforço do ensino das letras, das sílabas e dos sons ainda perpetuam no espaço da Educação Infantil? E neste sentido, por que há uma preocupação muito maior com o ensino das letras e não com o ensino da linguagem escrita? A pesquisa foi realizada no período de fevereiro de 2014 a maio de 2014, totalizando 150 horas. A coleta dos dados teve como base fundamental a observação nos grupos IV A, B e C com as faixas etárias de quatro e cinco anos. Buscou-se trazer por meio de questionários com questões abertas, realizados com as docentes destes grupos, todas as questões relativas a temática desta pesquisa. O referencial estudado foi: Diane Valdez (2007), Fanny Abramovich (1997), Eliane Debus (2006), Lúcia Góes (1991 e 1996), Magda Soares (2004, 2009, 2013), Maria Silvia Martins (2007), Patrícia Costa (2007), Regina Zilberman (2003), Rildo Cosson (2014) e Suely Mello (2005), e por fim, os resultados desta pesquisa nos possibilitou constituir uma reflexão sobre a necessidade de estudo e formação continuada para os professores que atuam principalmente na Educação Infantil para garatir a formação do leitor criança.
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130163
Data: 2014-09-06


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