Abstract:
|
Esta pesquisa investigou como os professores de uma creche pública de Florianópolis incluem em sua prática docente a televisão e outras mídias como recursos pedagógicos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando questionários com os professores de quatro grupos da instituição, incluindo nesta pesquisa professores e auxiliares de sala. Também foram utilizadas para reflexão as anotações diárias da pesquisadora, num processo de reflexão sobre a própria prática pedagógica a partir dos relatos e experiências vividos em sala de aula, bem como as observações voltadas à pesquisa registradas em diário de campo. Com a presente investigação foi possível conhecer quais as mídias utilizadas no planejamento e prática pedagógica dos professores, bem como os equipamentos disponibilizados pela instituição. A partir das respostas dos questionários e das observações, refletimos sobre a televisão e as mídias na rotina das crianças da creche. A pesquisa revelou que os professores fazem uso de algumas mídias e tecnologias, mas muitas vezes não planejam essa ação, nem reflete sobres elas. Mostrou também que há certo receio na utilização de outras mídias disponíveis na instituição, sendo necessário repensar sobre o papel do professor como mediador deste processo a partir de uma prática pedagógica consistente e articulada com o Projeto Político Pedagógico da instituição. Ao final a pesquisadora compara o voo dos pássaros à prática pedagógica, revelando a necessidade de refletir sobre o papel do professor frente às diferentes mídias e tecnologias. |