A mediação do professor na educação infantil: situações de conflitos entre crianças de 4 a 5 anos.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A mediação do professor na educação infantil: situações de conflitos entre crianças de 4 a 5 anos.

Mostrar registro completo

Título: A mediação do professor na educação infantil: situações de conflitos entre crianças de 4 a 5 anos.
Autor: Santos, Luciana da Silva dos
Resumo: A presente pesquisa tem como tema “A mediação do professor na educação infantil: situações de conflitos entre crianças de 4 a 5 anos”. Foi realizada em uma escola privada, no município de Araranguá-SC. Buscou-se investigar o modo como o/a professor/a media situações de conflitos entre crianças de 4 a 5 anos. Teve como objetivo geral analisar a forma como o professor media situações de conflitos na educação infantil com crianças de 4 a 5 anos. A pesquisa classifica-se como qualitativa, do tipo exploratória, com característica de campo bibliográfica. Utilizou-se, para tanto, uma amostra simples e intencional. Os sujeitos pesquisados foram (01) professor/a titular e (01) professor/a assistente. Os recursos metodológicos para a realização da coleta de dados foram um questionário com perguntas abertas e a realização de uma observação da prática pedagógica dos/as professores/as. Os dados foram registrados em diário de campo e, em seguida, analisados. Os dados desta pesquisa permitiram, portanto, a elaboração deste estudo, que tem como referencial em teóricos pautado nas discussões vygotskyanas, documentos legais, e autores/as contemporâneos. As narrativas dos/as professores/as e as observações de campo sugerem inúmeras questões para o debate na área, dentre os quais é possível pensar que as instituições de educação infantil são espaços privilegiados para a aprendizagem na resolução de conflitos, e as interações sociais permitem que as crianças vivenciem e experienciem diferentes modos de se relacionarem com as diferenças e os conflitos decorrentes dessa relação.
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Araranguá - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130142
Data: 2014-12-13


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
artespedinfplaragua2ed017.pdf 457.0Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo principal

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar