Abstract:
|
Este estudo teve como objetivo analisar possíveis fatores que influenciam na relação creche-família, especialmente em grupos de camadas populares, onde se constatou um maior índice de distanciamento entre familiares e professores. Assim, buscou-se perceber e analisar possíveis motivos de tensões, conflitos e distanciamento das famílias empobrecidas em relação à creche. Após pesquisa bibliográfica em livros, artigos, dissertações e documentos oficiais orientadores da área, percebeu-se que os principais fatores de conflitos e distanciamento se referem a: 1) a creche ainda ser vista pelos pais como um favor do Estado e não um direito das crianças; 2) a creche ainda ter uma visão muito idealizada das famílias, assentada no modelo de família nuclear e burguesa, a qual não corresponde às condições objetivas de vida das famílias de camadas populares e 3) a existência de perspectivas muito dissonantes em relação aos modos de socialização entre creche e famílias de camadas populares. O estudo indicou a grande importância de se conhecer as famílias concretas com que se compartilha a função de complementaridade na educação das crianças e construir modos de participação em parceria com estas, compatíveis com sua realidade e culturas. |