Abstract:
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Sabe-se que a prática pedagógica na Educação Infantil deve contemplar o educar, cuidar e brincar estas práticas devem ser planejadas de modo que favoreça o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos. Atuando enquanto Coordenadora Pedagógica, tenho a função de diagnosticar, orientar e avaliar o trabalho pedagógico das professoras o que exige que eu acompanhe a ação pedagógica dos professores tanto quando planejam, quanto à frente da ação pedagógica. Desta forma, observei pesquisei e analisei os planejamentos de duas professoras do 2º período de uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Joinville. As análises desenvolvidas sinalizaram de forma visível à distância entre o que foi planejado e a execução dos planejamentos, além de se pautarem no tempo que o professor tem destinado ao seu planejamento como também as concepções que possuem além da necessidade uma formação continuada. Nesse sentido, quando se considera que os professores em seus relatos afirmam a necessidade de se planejar o processo de ensino, observa-se que na prática cotidiana ocorrerem mudanças que em alguns momentos não contemplam os objetivos da Educação Infantil. Para tanto, o presente artigo científico visa escutar o que a professora pensa sobre o ato de planejar e a relação deste com a prática cotidiana perante aos desafios encontrados no dia a dia. |