Abstract:
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Este artigo trata do trabalho com a musicalização na Educação Infantil. A música enquanto linguagem favorece a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento, a convivência das crianças com o grupo da unidade de ensino e com os demais indivíduos dentro e fora deste contexto. O tema é relevante na medida em que destaca que a música é muito mais do que uma simples ferramenta. É uma linguagem própria que relaciona o indivíduo com o mundo e é tão importante quanto a escrita. Busca dialogar com o Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil e analisar a musicalização como um processo de construção do conhecimento, que desperta e desenvolve o gosto musical e que influencia as relações sociais desde os primeiros meses de vida. As principais autoras, entre outros, que embasam o tema em pauta são Alícia Maria Loureiro (2003), Leda Osório Mársico (1982) e Beatriz S. Ilari (2002). Os resultados demonstram que, mesmo com bebês, é possível desenvolver o gosto e a expressão através da música e que ela pode promover a integração do grupo, enquanto várias áreas estão sendo trabalhadas simultaneamente correspondendo à linguagem, à imaginação criadora, à matemática, às percepções, ao movimento, à afetividade. Enfim, a música é importante para o desenvolvimento integral do ser humano. |