Abstract:
|
O objetivo principal deste trabalho é descrever a forma como as mudanças na Tecnologia da Informação na Rede de Supermercados Imperatriz Ltda impactaram no seu processo de compra e venda, método utilizado nesta pesquisa é o estudo de caso, caracterizado por um estudo descritivo, e pela evidência de uma abordagem qualitativa. A população estudada envolveu colaboradores da Rede de Supermercados Imperatriz Ltda. Para a definição da amostra foi utilizada a técnica não probabilística, selecionada por tipicidade, sendo esta constituída por 07 (sete) colaboradores. Os dados foram obtidos junto a fontes primárias e secundárias, por meio de técnicas como entrevista semi-estruturada, observação direta e consulta documental. Os dados foram tratados de forma descritiva e interpretativa, sendo os dados primários analisados por meio da análise de conteúdo e os secundários de forma assistemática. Foram analisados o histórico de uso da TI no processo de compra e venda da organização e os impactos decorrentes desta utilização. Constatou-se que a organização teve quatro períodos distintos de utilização de TI no processo de compra e venda. Toda transição entre períodos foi mareada por uma grande mudança na estrutura de TI, mas essa mudança não foi acompanhada de atualizações, tornando a tecnologia obsoleta e um obstáculo para o desenvolvimento da Rede Imperatriz Ltda. O maior problema enfrentado pela rede era a falta de visão da necessidade de investimentos continuos na sua área tecnológica. A Rede Imperatriz Ltda alterou suavisãosobre a Area, deixando de vê-la como custo e enxergando a necessidade de reestruturação ininterrupta de sua TI. Hoje uma nova estrutura encontra-se em fase de testes e a organização já tem novos planos de investimentos. Atualmente a constante revisão e atualização das metas e objetivos estabelecidos se apresentam como instrumentos de suma importância para a otimização dos resultados a serem alcançados no emprego de TI. |