Abstract:
|
Este artigo trata dos resultados de um trabalho realizado em sala de aula no ano de 2011 com crianças de dois a três anos. O objetivo foi repensar a organização do espaço da sala do maternal. O tema é relevante na medida em que se busca valorizar a participação da criança na criação dos espaços com foco na sua aprendizagem e socialização. Vale salientar que a educação deve ocorrer de forma lúdica, onde a criança participe efetivamente de seu aprendizado; através de jogos e brincadeiras os professores ensinam seus alunos regras básicas de convivência, as crianças aprendem a construir seus conhecimentos através das experiências vivenciadas. É através da ludicidade que a criança vai demonstrar seus conhecimentos, expressar sentimentos, externar conceitos prévios e as ideias que possui, oportunizando a criança um momento de troca de informações com seus colegas e professores. A criação de uma casinha de brincar favoreceu a participação efetiva das crianças no processo de construção de seus conhecimentos, foi um momento de aprendizagens ricas, onde puderam internalizar diversos conceitos, que agora podem não fazer sentido da forma como está sendo aplicada, mas daqui a alguns anos a criança saberá como utilizá-los para sua vida em sociedade. |