A reorganização do espaço para interações e brincadeiras na sala de educação infantil.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A reorganização do espaço para interações e brincadeiras na sala de educação infantil.

Mostrar registro completo

Título: A reorganização do espaço para interações e brincadeiras na sala de educação infantil.
Autor: Tomaz, Jaqueline Julio
Resumo: As reflexões realizadas são resultado do Projeto de Intervenção Pedagógica realizado com uma turma de crianças de cinco anos da rede Municipal de Joinville. Partiu-se da problemática sobre o espaço da sala em que a turma estava envolvida e as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que enfatizam a importância das interações e brincadeiras como eixos norteadores da proposta pedagógica. Através de um estudo bibliográfico ficou evidente que o espaço constitui um fator importante para a qualidade do que se propõe às crianças na Educação Infantil. Espaço que deve ser organizado de forma intencional possibilitando condições necessárias para que as interações e brincadeiras aconteçam. Para modificar o espaço da sala levei em busquei condições para que as crianças participassem desse processo, criando brinquedos e cantinhos. A reorganização desse espaço possibilitou principalmente as crianças vivenciarem situações imaginárias e recriarem características da cultura familiar e social em suas interações e brincadeiras.
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130050
Data: 2012-03-19


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
artespedinfpljve1ed017.pdf 1.043Mb PDF Visualizar/Abrir Artigo principal

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar