Abstract:
|
O artigo aborda a importância em enfatizar as artes visuais nos espaços da educação infantil, tendo como objetivo sensibilizar as crianças a reconhecer as diferentes linguagens da arte existentes no seu contexto social. Baseado nos autores Barbosa (2008), Ostetto (2000), Palangana (1998), Brougére (2001), Freire (1996), Matos (2005) os Referencias Curriculares Nacionais para Educação Infantil (1998) como fontes teóricas que abordam este estudo da linguagem das Artes Visuais, propõe-se um novo olhar sobre a arte na educação infantil. Desta forma durante a intervenção as atividades foram de observação e experimentação. Envolveram as experiências das crianças nas artes visuais, a tendência de valorizar o imaginário da criança e a exploração do espaço da instituição, mostrando que é possível trabalhar a linguagem das artes visuais na sala e nos espaços externos da unidade. Utilizaram-se diferentes materiais que propicia a experiência, vivência, sensibilização estética e a observação para a criança. Esse movimento busca proporcionar a criança uma forma de educar seu olhar para a arte trabalhada desde a Educação Infantil, estimulando assim sua atividade criadora, contribuindo e ampliando seu desenvolvimento na aprendizagem. |