A criatividade no curso de Administração da UFSC

DSpace Repository

A- A A+

A criatividade no curso de Administração da UFSC

Show full item record

Title: A criatividade no curso de Administração da UFSC
Author: Neves, Daniel Luiz Cintra
Abstract: Sabendo-se da importância da Criatividade para o Administrador, procurou-se verificar de que forma os professores do Curso de Administração (Diurno) da Universidade Federal de Santa Catarina estão estimulando os acadêmicos a se tornarem mais criativos a partir das metodologias e praticas de ensino. Para isso foram abordados alguns assuntos para que possam ter um maior entendimento a respeito do tema tratado, assim o trabalho contemplou o que se entende sobre criatividade, o indivíduo criativo, o processo criativo e as metodologias e práticas de ensino que estimulam a criatividade. Para se chegar ao objetivo proposto foram realizadas duas pesquisas de caráter explicativo descritiva. A primeira com os professores do curso, dos quais foram selecionados 9 (nove), porem analisando 11 (onze) disciplinas, pois 2 (dois) deles ministram 2 (duas) disciplinas a partir de entrevistas estruturadas baseadas em 3 (tre's) autores Nérici (1967), Virgolin (1994) e Kneller (1978). A Segunda pesquisa foi feita com os alunos do curso que estio matriculados nas disciplinas selecionadas para análise dos professores, foram aplicados 154 questionários,estes foram desenvolvidos com base no roteiro de entrevista. Dentre os pontos abordados na análiseda pesquisa estio: osprincípiosda adequação e da dificuldade citados por Nérici (1967); as característicasdos docentes que estimulam a criatividade do indivíduocolocada por Virgolin (1994) como incentivar os alunos a serem independentes, reconhecer o trabalho criativo do aluno, dentre outros; e a busca de novas idéias e conceitos destacada por Kneller (1978). Verificaram-se duas visões distintas entre os educadores e os educandos. Navisão dos professores, os pontos abordados que envolvem a criatividade vêm sendo trabalhados por praticamente todos eles. Porém, do ponto de vista do acadêmico, menos de 50% dos docentes estão utilizando em sala de aula as práticas que os professores devem adotar para estimular a criatividade dos mesmos. Espera-se que a partir deste diagnostico tanto a Coordenadoria do curso, como todos os professores envolvidos no Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina dê em uma maior importância para as características que eles podem desenvolver para estimular e despertar a criatividade dos alunos, bem como esclarecer aos mesmos que para se tornar mais criativo também é necessário o desenvolvimento individual de cada um deles. Algumas sugestões como a criação de um conselho de classe e a criação de uma disciplina de Criatividade no inicio do curso seriam interessantes para gerar um maior comprometimento das duas partes envolvidas, professores e alunos.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130005
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
Adm294863.pdf 25.01Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar