Abstract:
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O objetivo principal deste trabalho foi verificar qual o nível de eficiência do processo de compra de materiais na Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC. Trata-se de urna pesquisa de natureza qualitativa, classificada, quanto aos fins, como descritiva exploratória, e, quanto aos meios, como pesquisa de campo, documental, bibliográfica e estudo de caso, sendo que os instrumentos para a coleta de dados foram observação, intensa análise documental e entrevistas não estruturadas com os funcionários da Instituição. Com este trabalho, buscou-se o resgate dos conceitos e procedimentos relativos a sistemática de compras em órgãos públicos, bem como obter uma avaliação desta, tendo como objeto de estudo, uma Instituição Pública de ensino. Apresentados os conceitos e as principais características do processo, passou-se para o estudo de caso desta pesquisa. Desta forma, foi apresentada a Instituição objeto de estudo e elaborado o fluxograma referente aos seus procedimentos para aquisição de materiais. Conhecido os trâmites administrativos, apresentou-se as principais características do sistema de compras da Universidade, obtidas por intermédio da descrição de três processos licitatórios com características distintas. Após análise da pesquisa, foram identificados alguns problemas, entre os quais, a falta de planejamento e organização dos Centros em relação a suas reais necessidades, falta de um cronograma para abertura de processos licitatórios que seja compatível com as necessidades da Instituição e o descumprimento das Instrução Normativa vigente. A partir disso, foram apresentadas algumas sugestões, tais como a criação de um departamento de administração de materiais, a construção de um almoxarifado central e a implantação de sistema informatizado de compras para facilitar e agilizar a comunicação |