O berçário e as interações com elementos naturais.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O berçário e as interações com elementos naturais.

Mostrar registro completo

Título: O berçário e as interações com elementos naturais.
Autor: Lemes, Solange Aparecida
Resumo: Este artigo trata do espaço no berçário e busca a resposta de como criar situações que possibilitem às crianças explorem elementos da natureza de forma segura e que estas venham contribuir com seu desenvolvimento neuro-psico-motor e que possam construir conceitos com o mundo que as rodeiam Busca analisar como as práticas no referido espaço podem contribuir com o desenvolvimento infantil. A criança, desde o nascimento, é um ser ativo e dinâmico capaz de construir seus próprios conhecimentos desde que mediada com direito à liberdade de brincar, favorecendo um contexto educativo que estimule a criatividade a curiosidade e a motivação a viver experiências e, dessa forma, proporcionar a construção da autonomia em um ambiente que seja ao mesmo tempo acolhedor e desafiador. No universo de descoberta da educação infantil tudo é concreto, palpável tem gosto, cheiro, volume, adquire forma física para que possa ser apreendido, descoberto. Tais interações ocorrem num espaço arquitetônico determinado e é marcado pela influência do contexto histórico cultural. Busco a partir da intervenção e consultas bibliográficas referenciadas nas teorias wallonianas que nos mostram que as crianças desenvolvem-se de maneira plena articulando de modo muito peculiar as emoções, desenvolvimento motor e cognitivo; compreender e intervir nas possíveis interferências causadas pelo espaço ambiente ao processo de vivências e experiências no berçário.
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129982
Data: 2012-04-11


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
artespedinfpljve1ed014.pdf 224.4Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo principal

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar