Parque: pra que te quero?

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Parque: pra que te quero?

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Campos, Rosânia
dc.contributor.author Silva, Zuleide Fernandes da
dc.date.accessioned 2015-02-18T21:11:49Z
dc.date.available 2015-02-18T21:11:49Z
dc.date.issued 2012-03-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129979
dc.description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo foi elaborado a partir de reflexões sobre a importância de organizar os espaços externos, de modo que oportunize a criança ao seu desenvolvimento pleno, envolvendo-se em diversas brincadeiras. A escolha desse tema em específico decorreu, das discussões atuais, de modo particular das observações nos momentos do parque nesta Instituição. Para isso, foi de extrema importância discutir com a comunidade escolar sobre a transformação desses ambientes, possibilitando a escuta dos anseios e desejos das crianças, professores e demais funcionários, cuja bagagem cultural preencha de significados os espaços físicos construído tornando-o espaço/lugar. Buscamos em autores a importância do brincar e o que as brincadeiras proporcionam para o desenvolvimento humano. Também os indicadores de qualidade auxiliaram a equipe, fazer uma auto avaliação da qualidade no atendimento das crianças, no espaço externo, serviu como diagnóstico e foi base para intervenção durante a construção dos espaços. Deste modo foi possível extrair, após estudos, que os espaços externos devem proporcionar esses momentos, sendo que não se resume apenas em play ground, o que realmente possibilita o desenvolvimento é brincar num espaço desafiador, com muitos atrativos, que permita o contato com os diversos elementos da natureza. Chegamos à conclusão que um espaço com poucas possibilidades acaba limitando o próprio planejamento, sobretudo o próprio desenvolvimento das atividades. Neste sentido, ter organizado de forma conjunta esse trabalho, resultou na valorização do papel do professor e no reforço de sua função de observador e mediador no cotidiano da instituição. pt_BR
dc.format.extent 20 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Espaços pt_BR
dc.subject Planejamento pt_BR
dc.title Parque: pra que te quero? pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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