Abstract:
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Este artigo busca refletir sobre a importância da participação ativa do professor durante os momentos de brincadeira. Reconhecendo que não basta disponibilizar os recursos, e sim, que é necessária uma participação ativa, para que esta, em uma instituição de ensino, cumpra a sua função pedagógica. Tendo como objetivo central demonstrar que nem sempre o professor consegue participar de maneira ideal nos momentos de brincadeira, por causa da sobrecarga de atividade da função, e também tendo a sala superlotada, espaços e materiais insuficientes ou inadequados que acabam tornando essa participação precária. Para esse estudo, partimos de algumas questões para reflexão: qual importância da brincadeira para as crianças de Educação Infantil? Qual é a postura que o professor deve assumir durante a brincadeira? Sendo que para este estudo nos fundamentamos principalmente em escritos de Vygotsky (2008); Fortuna (2003/2004, 2011). Confrontando com essas teorias, foram realizadas intervenções em uma turma de um Cento de Educação Infantil da rede municipal de Joinville. Esse estudo demonstrou que a participação ativa do professor nas brincadeiras poderá estabelecer vínculos, conhecer melhor as necessidades e características das crianças, ampliar os repertórios de brincadeiras trazidas pelas crianças, e legitimar seus conhecimentos. |