Abstract:
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Este artigo trata da importância da música na educação infantil e tem como objetivo investigar a presença da música nas práticas pedagógicas das professoras de educação infantil. O tema é relevante na medida em que a educação musical é um importante mediador no desenvolvimento das habilidades físicas, mentais, verbais, sociais e emocionais da criança. Busca analisar as atividades que despertam, estimulam e desenvolvam o gosto pela atividade musical, além de propiciar a vivência de elementos estruturais dessa linguagem. Os autores que embasam o tema em pauta são: SNYDERS (1997), JEANDOT (1990-1996), VYGOTSKI (1999), BELLOCHIO (2000), BRÉSCIA (2003) e OLIVEIRA (2007). A metodologia utilizada é qualitativa do tipo observacional. Os resultados demonstram a vivência e a reação da criança a diferentes estilos e culturas musicais através do movimento contribuindo para a aquisição de conceitos, a assimilação de padrões, estruturas e o desenvolvimento da memória musical, a consciencialização da pulsação, do ritmo e do caráter das peças musicais. |