Abstract:
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Diante dos anseios de construirmos uma sociedade e uma escola mais justa, solidária e mais universal, nasceu este artigo, e trás como escopo, a discussão genuína e atenta com a comunidade do Centro de Educação Infantil Aventuras de Criança sobre os espaços externos no processo de sua revitalização em suas interfaces, com as relações e representações de Gênero na Educação Infantil. Pretende ainda, apresentar e desvendar as práticas pedagógicas vivenciadas pelos seus profissionais nestes locais, e discuti criticamente nos contextos dos espaços (casinha de bonecas e pista de carrinhos), qual é o seu lugar no espectro social, apontando alguns problemas e impasses que a temática acende. Organizar os espaços de forma a oferecer as crianças um ambiente que, embora parecendo silencioso, é também educador, está posto como desafio. Nesse sentido, suscitar mudanças de posturas nos profissionais do segmento em questão, se faz urgente e necessário, sendo a formação em serviço essencial ao propósito, pois o conhecimento possibilita a constituição do professor como um docente intelectual, crítico e transformador, através de um exercício sistematizado de reflexividade sobre a sua própria prática. |