Abstract:
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O movimento de inclusão de crianças com deficiências expandiu-se nos mais diferentes níveis de ensino, dentre eles a educação infantil. Considerando a importância destes primeiros anos no processo de inclusão escolar das crianças que apresentam deficiências e o papel do professor enquanto mediador no processo de ensino aprendizagem e nas interações em sala, desenvolveu-se este estudo, que tem como objetivo analisar como os docentes realizam seu trabalho junto às crianças com deficiências em uma instituição de educação infantil da rede municipal de educação de Joinville. Alguns dos autores que embasaram este estudo foram Ferreira e Ferreira (2007), Bueno (2008), Almeida (2010), Rego (2011), Nóvoa (2012) e Tardif (2011). Com base no objetivo proposto realizou-se uma pesquisa de campo, a partir de uma abordagem sócio-histórica, onde fizeram parte três turmas de educação infantil, com crianças entre 3 e 5 anos. Os dados foram coletados por meio de observação, totalizando 40 horas e aplicação de questionário junto às professoras das turmas observadas. Os resultados apontam que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que as crianças com deficiências sejam realmente incluídas nos estabelecimentos de educação infantil, sendo necessário um maior investimento na formação dos professores, principalmente com relação ao trabalho docente e a educação inclusiva, embora algumas iniciativas de educação inclusiva já estejam acontecendo com sucesso nas instituições de educação infantil. |