Abstract:
|
Um mercado cada vez mais competitivo se apresenta no mundo empresarial e a inovação para as organizações é o melhor meio para a sobrevivência. Para assegurar a inovação constante, as organizações se convencem que investir na educação de seu capital mais valioso — o capital humano — é fundamental. Neste interim, há uma nova forma de educação se propagando pelo meio empresarial. Comum foco na estratégia, as Universidades Corporativas (UC's) inovam ao oferecer novas competências e habilidades para todos os níveis da organização. Com vista a esta moderna e transformadora revolução do antigo departamento de Treinamento & Desenvolvimento, este estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa de abordagens exploratória e descritiva, tendo como objetivo verificar a realidade das universidades Corporativas Catarinenses. Procurou analisar as características, de acordo com a literatura da área,de cinco UC's de companhias catarinenses, são elas: Sadia SA (com sede em São Paulo), Fundição Tupy (com sede em Joinville), Datasul (com sede em Joinville), Softway (sede em Florianópolis) e Tigre (com sede em Joinville). Para a realização deste trabalho, fez-se necessário realizar um estudo bibliográfico sobre os assuntos universidades tradicionais, educação corporativa, universidades corporativas, aprendizagem e vantagem competitiva. |