Abstract:
|
0 presente trabalho tem como objetivo geral propor uma metodologia para a formulação do plano de trabalho do Centro de Tratamento de Encomendas Florianópolis, com base em um estudo do Planejamento Estratégico da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Para atingi-lo foram propostos os seguintes objetivos específicos: apresentar os conceitos de planejamento estratégico; pesquisar os instrumentos conceituais de determinação de planos, projetos, metas e indicadores; apresentar as etapas de formulação do planejamento estratégico; estudar o modelo de formulação do planejamento estratégico dos Correios; apresentar os desdobramentos do planejamento estratégico dos Correios para as unidades operacionais da Empresa. Metodologicamente foram realizadas pesquisas bibliográficas para fundamentar a base conceitual e teórica do trabalho, e pesquisas documentais para estruturar uma metodologia para a formulação do plano de trabalho do Centro de Tratamento de Encomendas Florianópolis com base na metodologia de construção do planejamento estratégico da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Como resultados verificou-se que, apesar de complexa, a metodologia usada pelos Correios para a elaboração do seu planejamento estratégico aproxima-se muito das metodologias preconizadas pelos autores apresentados, salvo por adaptações e necessidades especificas da empresa. Foi verificado ainda que essa metodologia é de conhecimento e domínio da alta e média gerencia dos Correios porém não está completamente disseminada nos níveis operacionais da empresa. Como recomendação levanta-se a necessidade cada vez maior de envolver e comprometer todas as partes interessadas e integrantes do processo através, principalmente, de um intensivo trabalho de capacitação e treinamento, o que, provavelmente, lançará a empresa na próxima etapa de desenvolvimento estratégico, a Gestão Estratégica. |