O perfil e a satisfação do consumidor: uma pesquisa de marketing na FEIND

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Title: O perfil e a satisfação do consumidor: uma pesquisa de marketing na FEIND
Author: Araújo, Luiz Guilherme Conceição da Costa
Abstract: O pesquisador procura mostrar a influência da pesquisa de marketing na dinâmica empresarial. A essência dessa investigação visa obter dados para identificar o perfil e o grau de satisfação do consumidor do grupo empresarial da Feind (Feira de Indústria e Decoração), em particular, na sua nova loja de vendas de móveis, recém instalada na Avenida Beira-mar Norte na cidade de Florianópolis. A Feind interage com o mercado do estado de Santa Catarina desde ano de 1976 e está representada por diferentes departamentos que se dedicam fabricação, venda, terceirização e exportação de seus produtos. A instalação dessa nova loja da Feind surge pela idéia de oferta das melhores condições para atendimento de um público alvo qualificado, como os arquitetos e consumidores em potencial, numa região favorecida pela crescente profusão de empresas comerciais. A metodologia proposta foi da pesquisa exploratória, para maior conhecimento da dinâmica e interesses da empresa, através de entrevistas informais com o gerente de marketing e outros funcionários da empresa. Para os clientes foram utilizados questionários como instrumento de coleta de dados. A viabilidade dessa pesquisa participativa se di pela harmonia de interesses pelo tema de marketing, reforçada pelo bom relacionamento do autor com os donos da empresa em questão. Dentro desse cenário permanece a interação do autor com o gerente de marketing da empresa de modo a fornecer e analisar progressivamente resultados que possam influenciar nos futuros rumos comerciais. Durante esse processo foi questionada a suficiência de visitantes A loja para atender o custo da instalação e da manutenção da proposta de qualificação de seus serviços. Os resultados mostraram o público alvo da nova loja da Feind composto de clientes que estão satisfeitos com sua marca (70%), são em sua maioria casados, do sexo feminino, da faixa etária de 35 a 42 anos, com renda familiar classificada na classe média alta. Desses, 82% atribuem importância no custo do produto e 28% acham seu preço satisfatório. A análise desses dados permite o questionamento de que embora o público alvo já conheça e esteja satisfeito com a marca Feind, pode não representar o número suficiente para entender e justificar o preço do investimento dessa empresa na conceituação da qualidade de seus produtos, na profissionalização de seus funcionários e atendimento personalizado de seus clientes. Esses primeiros resultados norteiam essa empresa a continuar a analisar diferentes parâmetros como manter e aumentar os investimentos na loja ou oportunizar a venda pela valorização de seu ponto comercial. Os dados obtidos permitem o conhecimento do perfil e da postura dos consumidores em relação A. marca Feind, sua nova proposta como também do potencial e da abrangência do fluxo dos clientes da regido estudada. Desse estudo surgem propostas da necessidade de novas pesquisas inseridas na contextualização das realidades mercadol6gicas atuais e próprias da região que possam influenciar tomadas de decisões futuras. Próximo A apresentação desse trabalho, o autor foi informado da opção dos donos da Feind pela venda do ponto comercial relativo ao local da sua nova loja. Os resultados dessa pesquisa podem oferecer dados de interesse para a Feind, como para todos os que estudam a natureza do mercado regional na cidade de Florianópolis.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129716
Date: 2004


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