Avaliação do desempenho da reciclagem na rodovia SC 355: caracterização da mistura reciclada e avaliação estrutural de segmentos monitorados executados

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Avaliação do desempenho da reciclagem na rodovia SC 355: caracterização da mistura reciclada e avaliação estrutural de segmentos monitorados executados

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Trichês, Glicério pt_BR
dc.contributor.author Luvizão, Gislaine pt_BR
dc.date.accessioned 2015-02-05T21:13:08Z
dc.date.available 2015-02-05T21:13:08Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 328601 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129542
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo buscou avaliar o desempenho de uma rodovia após o processo de reciclagem com cimento, através do acompanhamento do processo executivo, desempenho em campo e em laboratório da mistura reciclada, ao longo do tempo e com a variação da quantidade de aglomerante adicionado. Atualmente a reciclagem profunda com adição de cimento vem sendo uma técnica muito utilizada em vários países e também no Brasil. Porém, esta alternativa tem sido pouco estudada em relação ao seu desempenho e durabilidade ao longo do tempo. A pesquisa foi desenvolvida na rodovia SC 355, localizada nos municípios de Jaborá e Concórdia, no meio Oeste catarinense. Para a formação da nova mistura reciclada, foi adicionado agregado virgem (pó de pedra) e cimento Portland. Dividiu-se em duas fases o estudo, a primeira em campo e a segunda em laboratório. Os ensaios de campo, contemplam a construção, monitoramento deflectométrico da estrutura ao longo do tempo e ensaios mecânicos da mistura reciclada com cimento. Em laboratório, avaliou-se o desempenho da mistura com a variação do teor de cimento em diferentes idades de cura, através de ensaios de resistência à compressão simples, resistência à tração por compressão diametral, módulo de elasticidade e resiliente, além do estudo da vida de fadiga da mistura reciclada. A grande variabilidade das condições das camadas estruturais do pavimento, dificultaram a escolha de segmentos considerados homogêneos, tanto em relação as espessuras das camadas, as características das mesmas e ao relevo. Prejudicando a simulação exata das condições de campo, sendo necessários ajustes ao longo da execução da via, além de reformulações no projeto. O controle executivo de todas as etapas do processo de reciclagem garantem a qualidade da estrutura, portanto é necessário o rigoroso acompanhamento de profissionais especializados. O aumento no teor de cimento tende a aumentar a resistência à compressão simples e a resistência à tração por compressão diametral, da mesma forma, com o decorrer do tempo de cura há o aumento na resistência, com acréscimo mais acentuado nas idades iniciais. O controle adequado de todos os processos garante a qualidade da rodovia restaurada.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This study evaluated the performance of a highway after the recycling process with cement, by monitoring the enforcement process, performance on the field and in the laboratory with the recycled mix, along the time and with the amount variation of the binder added. Currently the deep recycling with addition of cement has been a widely used technique in several countries as well in Brazil. However this alternative have been low studies on the relation of its performance and durability over the time. The research was developed on the Highway SC 355, located on Jabora and Concórdia Counties, on the middle west of Santa Catarina. For the formation of the new recycled mix, virgin aggregate (crushed stone) and Portland cement were added. The study was divided in two phases, the first in the field and the second in laboratory. The field trials, including the construction, the deflection monitoring of the structure over time, and the mechanical tests of the recycled mix with cement. On the laboratory the performance of the mix with the variation of the amount of cement in diferent ages of curing was evaluated, by trial of unconfined compressive strength, tensile strength by diametral compression and resilient modulus, besides the study of fatigue life of the recycled mix. The variability of structural pavement layers conditions, difficult the choice of homogeneous segments, regarding the thickness of the layers, their characteristics and relief. Harming the accurate simulation of field conditions, needing adjustments during the execution of the way, in addition of reformulation in the project. The executive control of all stages of the recycling process, ensure the structural quality, however the strict monitoring of skilled professionals is necessary. The increase in cement content tends to increase the compressive strength and tensile strength by diametral compression, as well, over the curing time there is the increase in strength, with more significant rise in the early ages. The adequate control of all processes insure the quality of restored highway en
dc.format.extent 413 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia civil pt_BR
dc.subject.classification Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.) pt_BR
dc.subject.classification Cimento pt_BR
dc.subject.classification Rodovias pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.title Avaliação do desempenho da reciclagem na rodovia SC 355: caracterização da mistura reciclada e avaliação estrutural de segmentos monitorados executados pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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