Ágora ou clientela?: uso das redes sociais virtuais por eleitores e candidatos a prefeito na campanha eleitoral de 2012 no município de Florianópolis/SC

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Ágora ou clientela?: uso das redes sociais virtuais por eleitores e candidatos a prefeito na campanha eleitoral de 2012 no município de Florianópolis/SC

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Title: Ágora ou clientela?: uso das redes sociais virtuais por eleitores e candidatos a prefeito na campanha eleitoral de 2012 no município de Florianópolis/SC
Author: Teixeira, Viviani Corrêa
Abstract: As redes/mídias sociais mostram-se como um eficiente meio de informação, comunicação e interação, destacado-se como possíveis ferramentas no auxílio dos processos democráticos. Seu grande potencial comunicativo e sua organização privilegiariam a descentralização, fornecendo um ambiente propício ao desenvolvimento da ciberdemocracia e da ciberpolítica. As mídias sociais também facilitariam ações de caráter democrático, como a articulação de movimentos sociais organizados via rede, seja no âmbito da sociedade civil; seja na esfera institucional. Considerando a relevância do tema e os potenciais acima elencados sobre as redes/mídias sociais no que tange a facilidade para comunicação, obtenção de informações e a interação, a tese propõe-se a investigar o comportamento de eleitores e candidatos durante a eleição municipal de Florianópolis, no ano de 2012, no espaço da rede social virtual Facebook. Investigamos a possibilidade do uso dessa mídia como espaço propício à participação dos eleitores/membros da rede na campanha eleitoral; e a possibilidade de maior interação entre eleitores e candidatos face aos meios tradicionais de se fazer uma campanha eleitoral. O campo da coleta de dados foi as web sites dos candidatos Cesar Souza Junior (PSD), Gean Loureio (PMDB), Angela Albino (PC do B) e os perfis na rede social Facebook dos candidatos Cesar Souza Junior, Elson Manoel (PSOL), Gean Loureio e a página da candidata Angela Albino. A conclusão principal do trabalho e de que ferramentas midiáticas com a web sites apresentam pouca ou quase nem uma eficiência no processo participativo do eleitor na campanha eleitoral, porque proporcionam muita informação sobre os candidatos ao cargo eleitoral, mas insuficiente interação. Diferente da campanha eleitoral via rede/mídia social Facebook , onde os próprios candidatos e demais membros de sua rede puderam exercer ações em sua time line: curtindo, comentando, mandando mensagem, compartilhando postagens e compartilhamentos, ações que denotam tanto interação como participação.<br>Abstract : Networks/social media are shown as an efficient means of information, communication and interaction, excelled as possible tools to help the democratic processes. Their great communicative potential and organization would favor decentralization, providing a favorable environment for the development of cyberdemocracy and cyberpolitics environment. Social media also facilitate actions democratic character, as the articulation of social movements organized by the network, either within civil society, whether in the institutional sphere. Considering the importance of the topic and the potential listed above on networks/social media when they come to ease communication, information and interaction, the thesis proposes to investigate the behavior of voters and candidates in the municipal election of Florianópolis, in 2012, through the social networking site Facebook . We investigate the possibility of using these media as conducive to voter participation/network members in the election campaign space, and the possibility of increased interaction between voters and candidates compared to traditional means of making an election campaign. Data field collection were web sites of the candidates Cesar Souza Junior (PSD), Gean Loureio (PMDB), Angela Albino (PC do B) and profiles on the social network Facebook of the candidates Cesar Souza Junior, Elson Manoel (PSoL), Gean Loureiro and the homepage of the candidate Angela Albino. The main conclusion of the study is that media tools such as web sites have little or no efficiency in the participatory process of the voter in the election campaign, because they provide much information about the candidates for the election but insufficient charge interaction. Unlike the campaign via network/social media Facebook , where the candidates themselves and other members of their network might pursue their actions in line time: enjoying, commenting, texting, sharing posts and shares, actions that show interaction and participation.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2014.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128844
Date: 2014


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