Abstract:
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Os discursos em defesa do empreendedorismo não são um advento das últimas décadas, uma vez que constam na literatura de autores mais antigos, desde a economia clássica até a psicologia comportamentalista. Entretanto, é fato que o empreendedorismo ressurgiu intensamente no Brasil a partir dos anos 1990, assumindo novos significados e conotações, conquistando espaços na mídia, escolas e universidades, marcando maior presença nos cursos superiores de administração. A pesquisa em questão investiga o significado do empreendedorismo em diferentes bibliografias e instituições, argumentando que seu revival no final do século XX esteve intimamente ligado aos processos de reestruturação produtiva e os consequentes movimentos de precarização do mercado de trabalho e flexibilização das formas de acumulação capitalista. Argumentamos que, nesse quadro, o discurso pró-empreendedorismo cumpre uma função marcadamente ideológica, voltando-se especialmente às juventudes de forma a lhes oferecer uma promessa de autonomia, acompanhada de um sentido de adaptação aos interesses do capital e dotando de significações positivas as mudanças recentes nas formas de acumulação. A materialização desse processo ideológico é visto sob a ótica da formação dos sujeitos que se identificam como jovens empreendedores. Essa dimensão foi explorada pela pesquisa através de um estudo empírico sobre o Conselho Estadual do Jovem Empreendedor Catarinense, uma entidade associativista ligada ao empresariado do estado de Santa Catarina e que promove ações públicas a fim de incentivar o empreendedorismo. Explorou-se o perfil de seus integrantes de modo a compreender suas interpretações sobre as possibilidades do empreendedorismo enquanto projeto para as suas vidas e para a sociedade. |