Abstract:
|
Opropósitodeste trabalho é apresentar um modelo de uma aliança estratégica entre empresas do setor eletroeletrônico do Estado de Santa Catarina, objetivando ganhos de economia de escala e redução de custo nas operaçõeslogísticasatravés de compras conjuntas. Foi pesquisado quais empresas teriam potencial para formar a aliança, levando-se em consideração o volume de compras anual, o número de colaboradores, e expertise em negociação internacional e comércio exterior. Sua metodologia adota a configuração de um estudo de campo. Possui natureza exploratória, caracterizada como pesquisa descritiva, e análise qualitativa de dados primários e secundários. Sua cronologia constituiu-se de quatro etapas. Primeira, identificação das empresas catarinenses importadoras de matéria-prima eletroeletrônica. Segunda, escolha das empresas, seguindo o critério de maior volume de compras anual, que teriam potencial em fazer parte da aliança. Terceira, coleta e avaliação das informações pertinentes a política. de compras, modelo de logística de suprimentos e similaridade de itens comprados por cada uma delas. Após esta avaliação, concluiu-se que existe potencial para formação do grupo de compras com o objetivo de aumentar o poder de barganha. Não para todos os itens que as empresas compram, mas para algumas famíliasde itens, que podem ser negociadas conjuntamente com um único fornecedor. |