Abstract:
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Este trabalho tem como objetivo identificar necessidades salientes de microempreendedores da área de influencia comercial de atuação da Credisol, tendo em vista o desenvolvimento de ofertas adequadas, que satisfaçam tais necessidades. 0 estudo de caso teve características do tipo exploratório descritivo, e possuiu uma abordagem tanto quantitativa como qualitativa. Para o levantamento dos dados foi utilizado um questionário estruturado, aplicado em microempreendedores da área de influencia comercial de atuação da Credisol, selecionados através do critério de amostra por conveniência, respeitado o Principio da Evidencia Total. A indústria de microfinanças no Brasil enfrenta uma grande dificuldade de desenvolvimento, devido a uma baixa taxa de penetração em um mercado potencial de grande dimensão e historicamente se acesso ao crédito. 0 setor informal compõe 75% dos microempreendimentos no Brasil. Esses microempreendimentos informais são excluídos do sistema financeiro convencional, o que ressalta ainda mais a importância do microcrédito para o desenvolvimento de Santa Catarina e do Brasil. A Credisol entra no cenário econômico de Santa Catarina com o objetivo de mudar essa realidade, através da concessão de crédito a microempreendedores, formais ou informais. Através da analise dos dados internos da organização e dos dados levantados na pesquisa de marketing foi possível tirar uma série de conclusões e baseadas nessas foram formuladas recomendações à Credisol, para melhorar a oferta de produtos e serviços já existentes. Constatou-se que o desenvolvimento deste trabalho venha contribuir com o esclarecimento de um assunto que ainda é pouco conhecido entre as pessoas, mas que possui extrema importância no canário econômico nacional. A Credisol uma instituição que faz parte de um processo pioneiro no Estado de Santa Catarina e pretende, juntamente com as outras instituições de microcrédito, mudar essa realidade atual de exclusão social. |