Abstract:
|
A globalização trouxe novas oportunidades para que as várias regiões do mundo pudessem se inserir nas cadeias globais de valor. No setor automobilístico houve uma dispersão geográfica da produção, saindo da exclusividade dos mercados tradicionais de Estados Unidos, Europa e Japão. Nesse contexto de inserção de novos países no ciclo produtivo, o Brasil com um grande mercado potencial e baixos custos produtivos, auxiliado pela promoção de políticas de investimento atraiu a instalação de unidades fabris de grandes montadoras no país. Em 2014, a instalação da montadora alemã BMW no município de Araquari-SC representou um verdadeiro impulso para a economia da região e do estado. Este estudo é elaborado com o principal objetivo de analisar sob a perspectiva de cadeias globais de valor a estratégia da instalação da planta fabril da BMW em Araquari, identificando fatores que influenciaram na escolha da localidade, bem como as perspectivas do empreendimento. Para isso, além das estratégias da montadora, é elaborada uma revisão teórica sobre as cadeias globais de valor no setor automobilístico e um histórico do segmento no Brasil. |