A criação de regulamentos para Unidades de Informação: o GPCIn e seu regimento

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A criação de regulamentos para Unidades de Informação: o GPCIn e seu regimento

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Title: A criação de regulamentos para Unidades de Informação: o GPCIn e seu regimento
Author: Teixeira, Milena
Abstract: A pesquisa que norteou este trabalho, teve como tema central, desenvolver um regimen- to interno para auxiliar nos processos de gestão do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Competência Informacional (GPCIn), desenvolvendo uma análise comparativa dos regi- mentos das universidades federais brasileiras, com foco na Universidade Federal de Santa Catarina, verificando se os grupos e núcleos de pesquisa possuem regimento e por conseqüência, se estão institucionalizados dentro da UFSC. A metodologia que foi utilizada para formalizar os procedimentos desse trabalho foi à pesquisa documental de abordagem qualitativa. E por meio dessas ferramentas, efetivou-se uma revisão biblio- gráfica em livros, artigos científicos e periódicos impressos e online, bem como a leitura de todos os regimentos e estatutos das universidades federais, além de visitas em loco nos centros da UFSC, para verificar a existência de regimento ou algum documento que regulamentasse atividades dos núcleos. Também realizamos uma entrevista com o coor- denador da pro - reitoria de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina, para saber como funcionava os procedimentos de inclusão dos Grupos e Núcleos no diretório de pesquisa do CNPq e atualização dos mesmos na UFSC. A pesquisa atendeu seus objetivos de modo que revisamos e comparamos os regimentos para que pudéssemos sugerir uma minuta para o Núcleo (GPCIn). Espera-se que essa pesquisa possa mostrar a importância do regimento para unidades de informação e para os núcleos e grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina.The research que guided this work had the excellant theme, Contribute to the organiza- tion of the management processes of the Center for Studies and Research in Compe- tence Informational (GPCIn), Developing a comparative analysis of the regiments of the brazili -an federal universities, focusing at the Federal University of Santa Catarina, checking the groups and research centers have regiment and consequently, They are institutionalized Within the UFSC. The methodology que was used to formalize the proce- dures of this study were to document research with a qualitative approach and through this too, the revision was accomplished on books, scientific articles and periodicals print- ed and online, as well as reading all regiments and federal statutes universities, as well as site visits to centers of UFSC, to VERIFY the existence of any document or bylaws regulating activity of the nuclei. We Also Conducted an interview with the coordinator of the prorector of research at the Federal University of Santa Catarina, to know how to work procedures inclusion Groups and Centers directory CNPq research and update Them at UFSC. The study met its objectives so that revision Samos and the regiments Compared That Could suggest a draft for the Core (GPCIn). It is hoped this research can show que The Importance of the regiment to information units and the core research groups and the Federal University of Santa Catarina.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127168
Date: 2013-11-29


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