Abstract:
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Na legislação trabalhista brasileira observa-se (em alíquotas e indexadores) constantes alterações que podem acarretar em falhas na elaboração da folha de pagamento por despreparo ou falta de atenção de quem a faz. Diante deste cenário, com o intuito de auxiliar as empresas preocupadas em demonstrar exatidão nas informações prestadas, possam encontrar e corrigir tais falhas torna-se oportuno que elas utilizem os serviços de auditoria para diagnosticar as informações que não estão em conformidade com a legislação vigente, evitando possíveis processos judiciais. Desta forma, o presente trabalho foi desenvolvido por meio da solicitação do contador geral da empresa analisada, para diagnosticar os serviços relativos à folha de pagamento dos auxiliares devido à rotatividade dos mesmos, com o objetivo geral de realizar uma auditoria na folha de pagamento de uma empresa prestadora de serviço. Para alcançar tal objetivo, preliminarmente, trata-se sobre os aspectos introdutórios da pesquisa. Logo após, apresenta-se a fundamentação teórica, abordando conceitos pertinentes à folha de pagamento e auditoria. E por fim, realiza-se o estudo de caso na folha de pagamento de uma prestadora de serviço, utilizando-se de procedimentos de auditoria para verificar se a situação da empresa está em consonância com a legislação vigente, e sugerir modificações quando cabíveis. Nas análises efetuadas no estudo de caso, foram encontradas 12 (doze) não conformidades. Concluindo, pode-se observar que a folha de pagamento é algo que requer muita atenção, dados que no período analisado foram encontradas não conformidades, recomendou-se a empresa que fizesse um levantamento de 5 anos para verificar possíveis passivos trabalhistas que por ventura ocorreram. |