Abstract:
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O estágio é um dos principais meios dos estudantes terem uma vivencia profissional mesmo antes de estarem formados. Através do estágio também é possível colocar em prática o que é aprendido em sala de aula, porém para que isso aconteça os estudantes devem realizar atividades que estejam de acordo com o que é aprendido em seu curso de graduação. Este estudo tem por objetivo verificar se as atividades realizadas pelos estagiários do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina contribuem para sua formação acadêmica e profissional. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa dos dados e fontes primárias e secundárias. Em linhas gerais, constatou-se que as atividades desenvolvidas pelos estagiários estão contribuindo para sua formação profissional e acadêmica, uma vez que estão diretamente relacionadas à atividade da profissão contábil, e que os estagiários estão cientes da importância do estágio para sua formação profissional e acadêmica. Um fator preocupante é que os estagiários estão realizando uma quantidade maior de atividades do que as constantes no contrato de trabalho, evidenciando a falta de comprometimento por parte das instituições concedentes ao contrato firmado. Um fato que chama a atenção é que para 90% dos alunos as atividades desenvolvidas em seu estágio estão de acordo com o que foi acordado no contrato. Tal fato pode ser justificado pelo desconhecimento por parte dos alunos em relação às atividades acordadas ou o esquecimento destas. |