Abstract:
|
O presente traz como problema: Como prevenir os erros e fraudes de caixa em uma empresa do ramo alimentício? O objetivo geral consiste em identificar os pontos fortes e fracos do controle interno, afim de evitar erros e fraudes de caixa. Os controles internos permitem um acompanhamento diário da empresa, auxiliando na redução dos riscos associados às incertezas sobre investimentos efetuados. O número de micro e pequenas empresas no Brasil vêm crescendo e representam a maior fonte de empregos do país, fazendo-se necessário renovações gerenciais, que são de extrema importância para a sobrevivência das organizações. Foi realizada uma pesquisa exploratória, seguida de uma pesquisa bibliográfica indicando qualitativamente os procedimentos acerca do tema, e um estudo de caso. Foram realizados quatro questionários: Questionário de Controle Interno – Recebimentos, Questionário de Controle Interno – Pagamentos, Questionário Interno – Caixa Pequena e Questionário de Ambiente de Controle, além da entrevista. Analisando os questionários e a entrevista foi possível concluir que a empresa analisada possui um sistema de controle interno com deficiências, oportunizando fraudes e erros. |