Abstract:
|
A competitividade tem-se mostrado um dos elementos determinantes no sucesso das organizações. Neste contexto, empreendedores buscam capacitar-se, não só em termos corporativos, mas também pessoais para uma nova concepção de trabalho. Desta forma, a busca por uma inovação ou evolução profissional passa necessariamente pela capacitação dos envolvidos, principalmente dos empreendedores em gerar e gerir seu próprio negócio, transformando sonhos e idéias em projetos e empresas. Neste raciocínio, observa-se que nos últimos anos, o plano de negócios está sendo cada vez mais utilizado e propagado, com o intuito de coletar informações necessárias a um negócio e estabelecendo-se como uma ferramenta de planejamento a ser usado pelos empreendedores. O objetivo deste trabalho é elaborar um Plano de Negócios com os dados da empresa em estudo, para servir de subsídio a captação de recursos financeiros pelo BNDES, e assim ampliar seus negócios e se desenvolver no mercado onde atua. Com uma metodologia da pesquisa do tipo exploratória por meio de um estudo de caso utilizando referencial bibliográfico e documentos obtidos na própria empresa e com a assessoria contábil, o trabalho compõe assuntos diretamente relacionados ao tema, que são: mercado, negócio e o próprio Plano de Negócios. Para essa pesquisa, o acadêmico utilizou outros métodos científicos, tais como método indutivo, pesquisa descritiva e pesquisa bibliográfica. Já para a coleta de dados o acadêmico utilizou a técnica de observação, entrevista informal e abordagem qualitativa. O estudo apresenta a empresa e mostra os aspectos que envolvem o mercado e o plano financeiro para a execução da proposta do trabalho. Ao final observa-se a viabilidade do plano, comprovando a percepção dos empreendedores. |