Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas o curso primário paulista, 1890-1950

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Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas o curso primário paulista, 1890-1950

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dc.contributor.author Frizzarini, Claudia Regina Boen
dc.date.accessioned 2014-11-18T10:34:31Z
dc.date.available 2014-11-18T10:34:31Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126743
dc.description Frizzarini, Claudia Regina Boen Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950. Claudia Regina Boen Frizzarini. – Guarulhos, 2014. 160 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2014. Orientador: Maria Célia Leme da Silva. Título em inglês: Intuitive teaching for Active school: geometry skills in the São Paulo primary school, 1890-1950. 1.Saberes geométricos. 2.Programas de ensino. 3.Ensino intuitivo. 4.Escola ativa. 5.Grupos Escolares. I. Título pt_BR
dc.description.abstract Este estudo investiga, em perspectiva histórica, as transformações que ocorreram nos programas de ensino do curso primário paulista no período de 1890 a 1950 com relação aos saberes geométricos. Em específico, abrange as matérias Formas, Geometria, Desenho, Modelagem, Aritmética e Trabalhos manuais, ao longo dos programas de 1894, 1905, 1918, 1921, 1925, 1934 e 1949/50, analisando-as segundo sua metodologia, conteúdos e vaga pedagógica pertencente. O período delimitado para a pesquisa foi marcado por dois grandes movimentos educacionais: a Pedagogia Moderna e a Escola Ativa. As fontes destinadas a este estudo pautam-se nas orientações oficiais de ensino e nos manuais didáticos Primeiras Lições de Coisas e Manual do ensino primário. Compreender as modificações nas matérias escolares que ocorrem na transição dos movimentos educacionais requer aprofundar as considerações a respeito de cultura escolar, apropriações, estratégias e táticas, a fim de construir uma representação histórica, produzir uma história da educação matemática. O referencial teórico-metodológico mobilizado foi o ferramental advindo da História Cultural. A análise das fontes revela as grandes marcas dos movimentos educacionais intuitivo e escolanovista presentes nas matérias geométricas; apontando ainda novas metodologias, conteúdos e matérias que se inserem ao longo dos programas e que determinam como os saberes geométricos são apresentados ao ensino primário paulista. Essas permanências e rupturas descrevem o processo contínuo, criativo e em diálogo constante das normas escolares com as ideias e propostas que circulam em cada tempo histórico, o que ressalta o caráter dinâmico dos saberes escolares, expressos pelas mudanças na cultura escolar. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Saberes geométricos pt_BR
dc.subject Programas de ensino pt_BR
dc.subject Ensino intuitivo pt_BR
dc.subject Escola ativa pt_BR
dc.subject Grupos escolares pt_BR
dc.title Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas o curso primário paulista, 1890-1950 pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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CLAUDIA REGINA BOEN FRIZZARINI_ DISSERTAÇÃO.pdf 1.659Mb PDF View/Open Dissertação Claudia Regina

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