Abstract:
|
As empresas de saúde têm enfrentado um aumento da concorrência, isto demanda a implementação de novos serviços e aprimoramento dos processos de negócio. Conseqüentemente, há a necessidade de melhorar os processos de gestão e principalmente de planejamento e uma das possibilidades é a implementação do balanced scorecard. O balanced scorecard serve como instrumento, integrando as medidas derivadas da estratégia, através de suas perspectivas, metas e objetivos, focando e alinhando os seus recursos de acordo com a visão e estratégia. Assim, o trabalho tem por objetivo desenvolver um BSC para uma unidade de negócio prestadora de serviços de diagnósticos por imagem, alinhado ao balanced scorecard corporativo. O método utilizado para desenvolver esta pesquisa foi o descritivo e exploratório, através de levantamentos bibliográficos e documentais, entrevistas não padronizadas, questionários e estudo de caso. Esta ferramenta gerencial simplifica e resume as informações da unidade de negócio e alinha estrategicamente aos processos e medidas da holding. A partir desses processos adaptou-se a visão e missão da clínica e foram desenvolvidos objetivos, indicadores, metas e iniciativas para serem alcançadas e conseqüentemente foi implementado o balanced scorecard da unidade de negócio gerando sinergia entre a holding e também servindo como realimentação da situação da empresa facilitando a tomada de decisão. |