Elementos históricos da Educação Matemática no Amazonas: livros didáticos para ensino primário no período de 1870 à 1910.

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Elementos históricos da Educação Matemática no Amazonas: livros didáticos para ensino primário no período de 1870 à 1910.

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dc.contributor.advisor Pais, Luiz Carlos
dc.contributor.author Souza, Tarcísio Luiz Leão e
dc.date.accessioned 2014-10-14T19:48:17Z
dc.date.available 2014-10-14T19:48:17Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126167
dc.description Dissertação apresentada como exigência parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação Matemática à comissão julgadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul sob a orientação do Professor Dr. Luiz Carlos Pais.160p.Campo Grande.MS. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O objetivo principal desta dissertação de mestrado é identificar e analisar elementos históricos da educação matemática em nível primário em livros didáticos adotados no Amazonas no período compreendido entre as décadas de 1850 a 1910. Na condução desse objetivo, são articulados aspectos sociais, políticos e culturais com especificidades relacionadas ao estudo da matemática escolar, tais como a proposição do primeiro regulamento para a instrução pública amazonense, incluindo os conteúdos prescritos e aspectos pedagógicos recomendados aos professores. Entre as fontes usadas na pesquisa estão relatórios elaborados por presidentes da Província, regulamentos de ensino da época, programas de ensino e livros didáticos adotados em escolas amazonenses. A análise foi conduzida com base no referencial proposto por André Chervel, a história das disciplinas escolares, e compartilhado por outros autores que seguem a mesma linha de pesquisa, procurando destacar práticas e argumentos das instituições ligadas à instrução pública local. Foi possível constatar que os desafios iniciais da educação matemática amazonense, de forma geral, estavam associados às instituições políticas, religiosas e militares, através de uma tentativa de transpor para a Província parte do discurso pedagógico veiculado no Rio de Janeiro e em outras fontes estrangeiras. Em particular foi possível constatar que o ensino primário da aritmética prescrito nos livros didáticos usados no Amazonas, de 1870 a 1910, caracterizou-se por duas vertentes antagônicas. Uma delas estava voltada para a valorização de conteúdo e métodos ensinados ainda nos meados do século XIX. Na outra vertente encontram-se os primeiros sinais de esboço de uma educação matemática primária mais voltada para os desafios do inicio do século XX. É o momento do pré-anuncio das primeiras idéias de uma nova educação matemática, quando o método de ensino intuitivo passa a ser uma das novidades daquele momento. Palavras-chave: Educação Matemática. História da Educação Amazonense. História da Educação Matemática. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject História da Educação Amazonense pt_BR
dc.subject Amazonas pt_BR
dc.subject HIstória da Educação Matemática pt_BR
dc.title Elementos históricos da Educação Matemática no Amazonas: livros didáticos para ensino primário no período de 1870 à 1910. pt_BR


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dissertacao_final_tarcisio_luiz_leao_e_souza.pdf 5.880Mb PDF Visualizar/Abrir Elementos históricos da Ed. Mat. no Amazonas: livros didáticos para o ens. primário 1870 - 1910

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