Abstract:
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As Fundações de apoio às Universidades estão, cada vez mais, adquirindo papel de destaque no contexto social e econômico do país. Por isto, é importante que suas atividades sejam corretamente voltadas para as finalidades e objetivos da instituição. O controle interno é uma ferramenta indispensável para o sucesso de qualquer organização, independente de seu tamanho e estrutura. Este trabalho tem por objetivo verificar o controle interno nas contratações de empregado de uma Fundação de apoio a Universidade Federal de Santa Catarina, enfatizando a importância da aplicação de controles nas atividades relacionadas ao processo admissional, evitando e detectando irregularidades e divergências no processo. Buscou-se identificar o controle utilizado pela Fundação por meio de um estudo de caso, tendo como base entrevistas com colaboradores ligados diretamente ao processo. Após o estudo, foi possível verificar que a Fundação pode aprimorar o sistema de controle interno no que diz respeito às divergências relacionadas à fiscalização mais freqüente dos postos de trabalho, deficiência de rigor em relação às atividades realizadas fora da sede da Fundação, ausência de formalização e padronização dos processos. Verificando-se a lacuna deixada pela Fundação em seu sistema de Controle Interno, sugere-se a instituição formalizálo tendo o intuito de aperfeiçoá-lo e aprimorá-lo de forma a atender as necessidades da Divisão de Recursos Humanos. |