Abstract:
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Diante da possibilidade, cada vez mais anunciada, do fim do negócio do jornal impresso, este trabalho expõe a experiência do jornal Palavra Palhocense, do município de Palhoça, na Grande Florianópolis. O jornal em questão é gratuito, tem periodicidade semanal, possui tiragem de 8 mil exemplares e circula em todos os bairros da cidade. Com uma linha editorial que prioriza quase que exclusivamente notícias sobre Palhoça e grande produção de conteúdo próprio, o jornal se diferencia dos demais veículos existentes no município. Do ponto de vista comercial, uma grande variedade de anunciantes locais sustenta a publicação. O estudo, por meio de entrevista em profundidade e análise descritiva, identifica as características editoriais e comerciais do modelo de negócio desse semanário. O tripé jornal gratuito, periodicidade semanal e abrangência municipal torna o Palavra Palhocense singular no contexto da Grande Florianópolis. Se por um lado a cobertura jornalística de apenas uma cidade representa uma restrição no campo de atuação do veículo, por outro permite uma atenção maior aos assuntos de Palhoça e, consequentemente, uma cobertura mais intensa do município. |