Avaliação de empresas com base no método do fluxo de caixa descontado: um estudo de caso em uma empresa do setor de cosméticos

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Avaliação de empresas com base no método do fluxo de caixa descontado: um estudo de caso em uma empresa do setor de cosméticos

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Title: Avaliação de empresas com base no método do fluxo de caixa descontado: um estudo de caso em uma empresa do setor de cosméticos
Author: Broch, Renata da Costa
Abstract: Em um ambiente de crescente competitividade, em que freqüentemente ocorrem fusões, aquisições, incorporações, compra e venda de negócios, liquidação de empreendimentos, avaliação da habilidade dos gestores de gerar riqueza para os acionistas, entre outros acontecimentos, o processo de avaliação surge com extrema importância no meio corporativo. A definição do valor é uma tarefa complexa, exigindo coerência e rigor conceituais na formulação do modelo de cálculo. Pelo maior rigor conceitual e coerência com a moderna teoria de Finanças, o modelo do Fluxo de Caixa Descontado é a metodologia preferida pelos teóricos e amplamente adotada para cálculo do valor econômico de uma empresa. O presente estudo tem por objetivo a aplicação do método do Fluxo de Caixa Descontado para determinar o valor econômico de uma empresa do setor de cosméticos. Para tanto, são apresentadas as duas abordagens utilizadas nesse método: o fluxo de caixa descontado do acionista e o fluxo de caixa descontado da empresa. Com o amparo de referenciais teóricos que versam sobre o assunto, realizou-se o estudo de caso, com a aplicação do modelo proposto, chegando-se ao valor econômico da empresa. Os resultados encontrados permitem concluir que, para que as abordagens apresentem estimativas consistentes de valor, os fluxos de caixa devem ser descontados à taxa apropriada, ou seja, os fluxos de caixa da empresa devem ser descontados à taxa do custo médio ponderado de capital e os fluxos de caixa do acionista devem ser descontados à taxa do custo de capital próprio. Do presente trabalho também pode concluir-se que o valor apurado é apenas um referencial de tendência, em torno do qual as forças de mercado atuarão, valor este que nem sempre pode ser traduzido de forma quantitativa com perfeição.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125331
Date: 2006


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