Abstract:
|
Este trabalho tem por objetivo geral apresentar as contribuições realizadas pelas equipes de melhorias na redução de custo no processo produtivo um estudo de caso em uma indústria de telecomunicação, estando mais próximo do conceito da filosofia Just-in-time e utilizando a ferramenta kanban. Desejando alcançar esse objetivo geral, outros específicos são necessários, tais como, analisar as aplicações das melhorias contínuas, implantadas no processo produtivo; demonstrar como a utilização destas melhorias reduziu o custo de processo produtivo; e apontar os resultados obtidos através das melhorias contínuas no processo produtivo. Com o alcance desse objetivo o trabalho pretende responder que as melhorias contínuas realizadas pelas equipes de colaboradores da produção proporcionaram para empresa em estudo uma redução no custo do processo produtivo e aumento da produtividade e a satisfação dos colaboradores com resultado obtido pelas melhorias implantadas sem grandes investimentos. Para tanto, vários autores de diversas áreas, entre elas produção, administração e contabilidade foram consultadas, a fim de conseguir informações imprescindíveis para o esclarecimento da filosofia JIT, produção e melhorias contínuas. |