A Profissão Contábil e o Mercado de Trabalho: Um Estudo Comparativo entre os Formados de 1995 e 1996 do Curso de Ciências Contábeis da UFSC

DSpace Repository

A- A A+

A Profissão Contábil e o Mercado de Trabalho: Um Estudo Comparativo entre os Formados de 1995 e 1996 do Curso de Ciências Contábeis da UFSC

Show full item record

Title: A Profissão Contábil e o Mercado de Trabalho: Um Estudo Comparativo entre os Formados de 1995 e 1996 do Curso de Ciências Contábeis da UFSC
Author: Macari, Francielle
Abstract: O mercado competitivo e a globalização têm despertado uma nova preocupação em todas as profissões. Com isso, a contabilidade necessita de algumas reformulações para melhor preparar os profissionais a atuar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A pesquisa investiga qual a atual situação dos contadores formados nos anos de 1995 e 1996 pela Universidade Federal de Santa Catarina, analisando o exercício da profissão contábil, por meio do sexo dos contadores formados, do ramo de serviço da profissão, da atuação efetiva no mercado de trabalho, das especializações e perspectivas profissionais destes contadores. Neste sentido, esta pesquisa inicia-se com um breve histórico da Contabilidade no Brasil, passando para o campo de atuação profissional do contador, as exigências impostas no mercado atual, e mostra os resultados da análise e interpretação dos dados coletados na pesquisa por meio de questionamentos feitos através de contatos telefônicos e e-mail e pela internet. Como resultado final deste trabalho espera-se mostrar como os profissionais estão se preparando para atender as exigências deste novo mercado, em que áreas estão atuando e suas perspectivas frente a toda esta concorrência acirrada de mercado de trabalho.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124955
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
Contabeis294289.pdf 305.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar