Abstract:
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O aumento do número de Instituições de Ensino Superior privadas oferecendo o Curso de Ciências Contábeis, bem como o conseqüente desnível qualitativo existente entre elas, fez com que o Conselho Federal de Contabilidade por meio da Resolução 853/99 optasse por avaliar os recém-formados antes de lhes conceder o registro profissional, visando também preservar a qualidade dos serviços prestados. Pelos mesmos motivos o Ministério da Educação e Cultura instituiu o Provão, objetivando valorizar as Instituições que obtivessem bons resultados e punir as que não se enquadrassem nos padrões nacionais. Por meio do uso de gráficos, tabelas e outras ferramentas estatísticas será demonstrada a forma como as Instituições de Ensino Superior dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina reagiram diante das avaliações aplicadas por aqueles órgãos, bem como, sua evolução perante as provas e as divergências encontradas, que são objeto deste estudo, que também objetiva comparar os resultados das Instituições de Ensino nas avaliações e, analisar mais detalhadamente o Exame de Suficiência, reclassificando-o e avaliando quais as áreas da contabilidade que mais são cobradas. Dessa forma, será respondida a pergunta maior deste estudo, como essas Instituições estão sendo avaliadas. |