Abstract:
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A presente monografia tem como objetivo analisar a produção de conhecimento sobre o adolescente aprendiz inserido na IDES/PROMENOR, a partir da produção dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Serviço Social, levando em consideração as novas configurações da lei da aprendizagem. Fez-se uma breve revisão acerca da pesquisa no Serviço Social e da sua relação com a formação profissional, a partir das Diretrizes Curriculares da ABEPSS e do Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social. A seguir apresentou-se o contexto institucional da IDES/Promenor. Deu-se ênfase aos resultados dos TCCs produzidos na instituição a partir de pesquisas documentais, bibliográficas e empíricas e traçou-se um panorama acerca dos desafios do programa e dos sujeitos envolvidos no processo. Concluiu-se a necessidade da pesquisa no cotidiano do exercício profissional, ajudando os profissionais a tematizar as questões mais relevantes, que vão além das demandas acadêmicas. Por isso, chama-se a atenção para que as pesquisas feitas na academia retroalimentem as questões postas aos profissionais no seu agir profissional. |