Abstract:
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O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como abordagem a caracterização da atuação profissional dos Assistentes Sociais na área da Educação Básica. Neste cenário é que o presente trabalho apresenta as problematizações no campo da política educacional sendo como “lócus” a intervenção profissional. O objetivo fundamental do estudo é analisar “Como está se configurando a experiência profissional no campo da Educação Básica”, constituindo-se de base empírica da pesquisa os Trabalhos de Conclusão de Curso de Serviço Social desta Universidade no intervalo de 2001 a 2011, concentrando as análises nas palavras chave indicadas e nos conceitos norteadores subjacentes ao texto. A metodologia é quali-quantitativa e versa sobre a crescente inserção dos assistentes sociais na área educacional e dos processos de trabalho profissional desta área. O estudo reuniu as fontes de pensamento do Serviço Social e da Educação. Deste modo pode-se citar como autores: Azevedo (2001), Aranha (2006), Ribeiro (1993) Iamamoto (2001) e Almeida (2003) e, mais especificamente, no campo da política pública de Educação frente à ofensiva neoliberal os autores Gentili (2001), Couto (2009), Afonso (2001) e Sacristán (1999). Por fim, são apresentadas sistematizações com a intenção de delinear os principais conceitos norteadores que vem caracterizando a atuação dos profissionais na Política de Educação Básica, bem como os desafios postos no âmbito do Serviço Social. |