Abstract:
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A partir da década de 70, em virtude da revolução gerada pela economia do conhecimento, o conhecimento tornou-se o principal fator de geração de valor para a organização. Por todas estas transformações e mudanças no mundo dos negócios surge a chamada sociedade do conhecimento onde seu ativo mais valioso é o capital intelectual. Neste contexto, seus gestores começaram a buscar formas de compreender e gerenciar bem o seu intangível intelectual. Este elemento que sempre esteve presente na organização, atualmente tem atraído mais atenção para o valor gerado por ele através de idéias e inovações que tornam a empresa mais competitiva. Têm-se percebido que avaliar a empresa considerando somente seus ativos materiais não revela o verdadeiro valor econômico da entidade, e por isso, a busca por formas de avaliar e mensurar o capital intelectual das organizações. A proposta deste trabalho é apresentar os componentes do capital intelectual e a avaliação e mensuração do capital intelectual de uma organização através da utilização do modelo do Navegador Skandia, criado pela empresa sueca Skandia AFS, pioneira na divulgação de um relatório de capital intelectual. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Foram apresentados os componentes do capital intelectual da organização e através do método utilizado pela Skandia, foi realizada a mensuração do seu capital intelectual. Chegando-se ao valor de $ 71.281,94 referente ao valor do capital intelectual, constatou-se que 32,07% do seu ativo intelectual não está sendo contabilizado. |