Abstract:
|
As mudanças na economia mundial estão forçando as organizações a se adaptarem a um novo mercado que surge, competitivo e veloz. Há um crescimento da necessidade de ferramentas gerenciais que auxiliam no processo de gestão e na execução do planejamento estratégico, a fim de orientar a organização rumo ao alcance de seus objetivos. A contabilidade gerencial identifica, mensura, reproduz e analisa as informações sobre as transações econômico-financeiras. Sendo a principal fornecedora de informações para a tomada de decisão, está buscando novas ferramentas e equipamentos que contribuam para a realização desse processo. Uma das ferramentas gerenciais utilizadas é o Balanced Scorecard. O BSC utiliza indicadores financeiros e não-financeiros, traduzindo e alinhando as estratégias da empresa ao alcance de sua missão. Esta monografia apresenta uma revisão teórica sobre a contabilidade gerencial, o planejamento estratégico e o Balanced Scorecard. Procura levar para a prática o que foi visto na revisão teórica, através da elaboração do planejamento estratégico e da construção do BSC, num estudo de caso da empresa Supermercado Rosa Ltda. Com base no que foi estudado, verifica-se a relevância das informações geradas pela construção do BSC, para a contabilidade gerencial. Verificou-se que as informações gerenciais geradas contribuem para que a contabilidade gerencial auxiliar os seus gestores no processo de decisão, orientando a empresa para atingir o objetivo principal. |