Avaliação institucional: uma pré-avaliação das condições de ensino do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação institucional: uma pré-avaliação das condições de ensino do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina

Show full item record

Title: Avaliação institucional: uma pré-avaliação das condições de ensino do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina
Author: Maçaneiro, Fabiana
Abstract: Este estudo se projeta a partir da proposta de avaliação da educação brasileira informada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A Avaliação Institucional proposta pelo SINAES, segundo a Lei n. 10.861 de 14 de abril de 2004, é composta por quatro instrumentos de avaliação, quais sejam: (1) Auto-avaliação; (2) Avaliação Externa; (3) Avaliação das Condições de Ensino (ACE); e (4) Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Neste cenário, o tema desta pesquisa instala-se no terceiro instrumento de avaliação, a ACE, mais especificamente em sua aplicação prática. Para tal um recorte no Curso de Ciências Contábeis (CCN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi feito. Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em simular a avaliação do Curso de Ciências Contábeis da UFSC no período de 2004/2. Para o alcance deste objetivo, a metodologia utilizada pode ser classificada como uma pesquisa exploratória, uma vez que este curso ainda não foi avaliado por este instrumento. Para coleta de dados o instrumento utilizado foi o questionário. Considerando que a ACE enfoca três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações, os questionários construidos foram aplicados em cinco grupos: docentes, discentes, coordenação, chefia departamental e pessoal técnicoadministrativo. Com o resultado da pesquisa pretende-se analisar a contribuição gerada pela avaliação respondendo as seguintes questões: (i) Qual o diagnóstico que emerge da simulação da avaliação global do Curso de Ciências Contábeis da UFSC, no período de 2004/2, segundo a simulação informada pelo instrumento ACE? (ii) Diante do diagnóstico resultante da avaliação global do curso, quais aspectos caracterizam-se como pontos fortes do curso e quais merecem atenção a fim de melhorar o seu perfil? (iii) Quais ações de aperfeiçoamento poderiam ser sugeridas para melhorar o perfil global do Curso de Ciências Contábeis da UFSC?
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124675
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
Contabeis296122.pdf 25.77Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar