Abstract:
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A indústria de revestimento cerâmico catarinense é historicamente uma das mais importantes do estado. No período de 2004 a 2013 o setor experimentou uma intensa queda nas suas exportações. A partir desse cenário o presente trabalho objetiva investigar as possíveis causas da perda de competitividade da indústria catarinense de revestimento cerâmico no período de 2004 a 2013. O objetivo é buscado utilizando como metodologia uma pesquisa descritiva exploratória com dados secundários, baseado em uma abordagem hipotético dedutiva. Para tanto, aborda-se, inicialmente, um referencial teórico composto pela vantagem competitiva, seguida pelas cinco forças competitivas, cujas determinam a competição da indústria. Em seguida são abordadas as três estratégias que as empresas podem adotar na busca da vantagem competitiva: liderança de custo, diferenciação e enfoque. Finalizando o referencial é abordada as formas de se obter vantagem competitiva e o papel da inovação como vantagem competitiva. Após o referencial é feita uma caracterização e análise do setor de revestimento cerâmico em âmbito nacional e internacional, visando contextualizar o mercado catarinense. Também é demonstrada a evidência da queda das exportações catarinenses de revestimento cerâmico, bem como é exibida a estrutura do setor em âmbito estadual. Conclui-se que a estratégia adotada pela maior parte das empresas catarinenses é de diferenciação com enfoque, através do foco na qualidade do produto voltado para o segmento de alta renda do mercado consumidor. Por fim, são analisadas as possíveis causas da queda das exportações, sendo a participação chinesa crescente no mercado internacional e nacional o principal fator e a inovação sendo um elemento secundário. |